quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A amamentação por aí

Semana passada foi a Semana Internacional da Amamentação, então vamos estender um pouquinho a comemoração. Pouca gente sabe que a OMS recomenda amamentação EXCLUSIVA até os 6 meses de idade, e prolongar amamentação junto com a alimentação até os 2 anos.

2 anos é muita coisa. Tive essa impressão porque o começo não foi fácil. A A. teve língua presa e por isso não tinha forças para sugar, vocês sabem. E chorava. Muito. Estava sempre com fome. Depois que o pediatra resolveu, a vida melhorou.

Ela mamava bem, ganhava peso, se desenvolvia lindamente.

Li muito durante a gravidez, era necessário, me empoderei o máximo que consegui. E assim chegamos aqui, 18 meses de amamentação, 6 meses exclusivos. Tenho muito orgulho disso, de estar conseguindo respeitar o nosso tempo, meu e dela. E devo muito desse sucesso a ti, marido, que sem seu apoio, eu estava de rastos.

Mas os olhares! Ah, os olhares quando vêem a A. mamando...

  • NO PORTO
Um belo dia, num trajeto de ônibus, a caminho da dança espiral, entra uma senhora e vem na nossa direção a sorrir, porque viu que eu tinha um bebê. Mas quando viu que ela mamava, começou a falar que "não pode, é feio". Minha vontade era de rir, sinceramente. Feia é a sua cara, kiridinha, fica aí na tua. Não falei nada, os hormônios me deixaram mais leve.

  • EM SÃO PAULO
Acham estranho, fazem caretas, mas nunca ouvi nada. Falam baixinho, pelos vistos :D

  • NO RIO DE JANEIRO
Igual São Paulo. Como passeei bastante com ela no sling, já chamávamos a atenção naturalmente... Quando viam um peito solto, nossa, ficava todo mundo besta!

  • NO CEARÁ
Ok, aqui foi uma surpresa. Acho que me armei tanto, depois de tantos olhares e tanta bobagem que já escutei, que me fechei. Se está olhando, se solta um "ai meu Deus", pronto, já acho que vai falar mal.

Em visita a uma parente do marido, uma senhorinha muito religiosa e simpática, a A. pediu pra mamar. E eis que a senhora exclama "que coisa mais linda". Chegou a tirar uma foto!

Muito fofo! Mas confesso que continuo armada.

Eu, amamentando. Exposição Com Ciência, RJ, 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário